Amarante é um inspirador destino de férias que atrai visitantes de todo o mundo. Faz parte da famosa Rota Românica que percorre grande parte do Norte de Portugal. Todos os anos, o Vale do Douro recebe visitantes que procuram tirar proveito da atmosfera tranquila, das paisagens naturais e dos marcos de importância histórica.
Os parques nacionais da região, as montanhas verdejantes e as encantadoras vilas fazem de Amarante um ótimo destino para uma escapadela e são perfeitos para casais que procuram um destino de férias romântico mas rico em cultura. A cidade de Amarante é um excelente ponto de partida para quem quer explorar a região e possui vários locais fascinantes e de importância histórica, desde a Igreja de S. Pedro, de influência barroca, até à icónica Ponte de São Gonçalo.
Com tanto para ver e fazer, por onde deve começar? Aqui está uma sugestão de itinerário de três dias que inspirará uma viagem pela região.
Primeiro dia
Manhã
Mosteiro do Salvador de Travanca
Uma parte fundamental da Rota do Românico é o icónico Mosteiro do Salvador, construído no século XIII e oficialmente classificado como Monumento Nacional em 1916. Até hoje, é considerado um dos mais importantes templos beneditinos em Portugal. É imperdível para quem quer mergulhar na herança da região.
Note as dimensões incomuns do mosteiro que fazem dele uma estrutura tão interessante de se observar, e a sua distinta torre adjacente que era vista como um símbolo de segurança na Idade Média.
Tarde
Igreja de Santa Maria de Gondar
Assim como o mosteiro, a igreja de Santa Maria de Gondar também foi construída no século XVIII. Irá encontrar esta igreja na encosta do vale do rio Ovelha. Os detalhes da arquitetura românica permanecem praticamente intactos, apesar de ter sofrido inúmeras transformações durante a Era Moderna. No entanto, dos murais da igreja, apenas o que adorna a parede do fundo da capela resiste.

Centro Histórico de Amarante
Após uma visita à igreja, terá bastante tempo para explorar as ruas históricas do centro da cidade de Amarante antes de fazer o check-in na Casa da Calçada. A histórica Ponte de São Gonçalo é um bom ponto de partida. Depois de explorar as igrejas da cidade, pode visitar o Museu Amadeo de Souza-Cardoso onde está patente uma eclética coleção de obras de arte moderna e contemporânea, incluindo uma seleção de alguns dos mais proeminentes artistas locais.
Noite
Casa da Calçada
Fique alojado na Casa da Calçada, um famoso hotel do grupo Relais & Chateaux, no coração de Amarante. O hotel está situado num belo palácio do século XVI que foi a residência do Conde de Redondo. A Casa da Calçada é um dos melhores hotéis de luxo do mundo, com uma seleção de quartos intemporais e o seu próprio restaurante com uma estrela Michelin.

Largo do Paço
Jantar no famoso Largo do Paço é imperativo para quem deseja saborear alguns dos pratos típicos da região. Guiados pelo Chef Tiago Bonito, os hóspedes serão apresentados aos sabores irresistíveis da cozinha mediterrânica, servidos numa atmosfera tranquila e acolhedora.

Segundo dia
Manhã
Parque Natural do Alvão
Depois de desfrutar do pequeno-almoço na Casa da Calçada, vá até ao Parque Natural do Alvão que se situa entre Vila Real e Mondim de Basto. Abrangendo 70 quilómetros quadrados, o parque é o habitat de inúmeras espécies em vias extinção e aqui encontra também as Fisgas do Ermelo, uma das maiores cascatas da Europa.
Pode desfrutar de um passeio ao longo de um dos trilhos do parque e descobrir a arquitetura tradicional nas proximidades de Lamas de Olo. Não se esqueça de olhar para cima pois poderá ver alguns dos falcões-peregrino da região e pode até encontrar uma rara águia dourada!

Tarde
Castelo de Arnoia
O Castelo de Arnoia contém características da arquitetura militar do período românico, época em que foi construído. Exemplo disso é a torre de vigia cujo topo é rematado por merlões. Existe um centro interpretativo onde pode descobrir o passado do castelo e como a torre foi construída.
Noite
Largo do Paço
Depois de um dia recheado de experiências a explorar a região, regresse a Amarante e experimente um prato diferente no restaurante do Largo do Paço, que tal como foi referido acima, trata-se do restaurante Estrela Michelin do hotel Casa da Calçada.

Terceiro dia
Manhã
Serra da Aboboreira e Parque Arqueológico
A serra da Aboboreira encontra-se 1000 metros acima do nível do mar, por isso é uma excelente oportunidade para aproveitar as vistas panorâmicas da região. O parque arqueológico da área contém monumentos funerários construídos durante a Era Neolítica. O projeto foi fundado em 1978 com o objetivo de criar um programa de investigação para o mapeamento arqueológico.

Tarde
Ponte de Panchorra
Esta ponte histórica está localizada em Panchorra, no coração do planalto montanhoso de Montemuro. A aldeia data de 1258 e merece ser visitada.

Noite
Passeio de barco
Termine a sua viagem em grande com um passeio de barco ao longo do rio Tâmega enquanto observa o pôr do sol sobre Amarante. Existem vários passeios de barco disponíveis que podem ser reservados no próprio dia ou pela internet.

Ofertas sazonais e festivais
Dependendo da altura em que visitar Amarante, pode ser que consiga tirar proveito dos seguintes eventos culturais:
Amarante tem um forte legado cultural e artístico, alguns dos artistas mais proeminentes da região nasceram aqui, tais como Teixeira Pascoaes, Amadeo Souza-Cardoso e Agustina Bessa-Luís. O museu municipal da cidade, o Museu Amadeu Souza-Cardoso, é dedicado às artes plásticas e merece uma visita.

A cena da arte e música continua a prosperar, e estima-se que 1.200 pessoas por ano estão envolvidas na prática de música amadora na região. Em 2017, Amarante integrou o grupo das Cidades Criativas da Música da UNESCO e, como tal, apoia e coproduz inúmeros eventos musicais.
Festas de São Gonçalo
As Festas de São Gonçalo, também conhecidas como Festas do Junho ou Festas de Amarante, acontecem durante o primeiro fim de semana de junho e são uma experiência única. São uma homenagem anual a São Gonçalo e atraem mais de 13.500 pessoas todos os anos. É uma celebração religiosa com práticas pré-cristãs, como rituais de fertilidade. O festival acontece em volta de dois locais de culto no centro da cidade: a Igreja de São Gonçalo e a Capela de São Gonçalo. O festival conta com talentosos grupos de percussão de todo o município, que participam em concursos e performances folclóricas.
Tendo em consideração uma tradição pensada em trazer boa sorte e felicidade para a vida amorosa, os solteiros tocam no túmulo do santo da igreja e os futuros casais trocam bolos. Junto à capela, poderá observar os participantes a entrar com réplicas de cera de partes do corpo na esperança que esse gesto cure qualquer maleita que possam ter.

Festivais de música
MIMO Festival
O festival Mimo tem a sua origem nas igrejas de Olinda no Brasil. Apresenta uma série de músicos aclamados pela crítica e mais de 40 eventos relacionados com música, incluindo concertos, exibições de filmes, sessões de poesia, workshops e debates.

HÁ FEST!
Este festival de verão foi fundado em 2015 e tem um público-alvo mais jovem. Inclui uma variedade de atividades desde o stand-up comedy à dança passando por eventos desportivos e concertos. O evento é organizado pela Casa da Juventude, pelo município de Amarante e pelas escolas secundárias da cidade.

Esperamos que tenha gostado do nosso guia!
Comece a planear a sua viagem e reserve a sua estadia na Casa da Calçada. Até breve!